MUSEU DE ARTE SACRA

Inaugurado dia 9 de fevereiro de dois mil e onze, o Museu de Arte Sacra e Oficina da Cultura de Trevões, tem como objetivo central a preservação e divulgação do património cultural centrado na Arte Sacra. 
Complementa-se, também, com outros espaços destinados a outras atividades culturais como: a investigação, o debate, a divulgação e a promoção cultural nas diferentes formas de expressão do património etnográfico.
O MAST apresenta-se como uma unidade museológica integrada num circuito de visita que engloba a igreja matriz e pretende comunicar, promover e salvaguardar o património religioso à guarda daquela instituição diocesana, liderada pelo Padre Amadeu Costa e Castro, impulsionador do projeto.
Entendendo o passado como lição que nos prepara para o futuro, encontramos em Trevões um somatório de beleza que nos faz ter enorme respeito pelo seu passado. Falamos a titulo de exemplo dos seus solares e casas nobres, o deslumbramento que nos causa a sua igreja matriz, das várias peças de arte sacra que ao longo dos anos se foram somando no seu património. 
É precisamente tudo isto que pretendemos guardar, preservar e divulgar no MAST, mostrando às gerações vindouras pedaços de beleza construída no passado.